A Perda de Controle em Voo (LOC-I) é uma das maiores ameaças à segurança na aviação moderna. Ela ocorre quando um piloto perde o controle da aeronave devido a fatores como estol, manobras extremas ou condições externas inesperadas.
Na aviação comercial, ocorre um acidente a cada
880 mil
decolagens
Na aviação geral, ocorre um acidente a cada
100 mil
decolagens
Segundo a IATA, entre 2012 e 2016, LOC-I foi responsável por 949 fatalidades em voos comerciais regulares. Apesar de representar apenas 3% dos acidentes na aviação comercial, LOC-I responde por um terço dos eventos fatais. 93% dos incidentes de LOC-I resultam na perda total da aeronave, e 90% causam ao menos uma morte.
Nos EUA, entre 2001 e 2011, 40% dos acidentes na aviação geral foram classificados como LOC-I, segundo a NTSB.No Brasil, dados da CENIPA mostram que, entre 2005 e 2014, 19,04% dos acidentes na aviação geral foram devido a LOC-I, tornando-a a segunda maior causa de ocorrências no período.A aviação executiva enfrenta riscos adicionais, como voos em aeródromos remotos, condições meteorológicas desafiadoras e operações com tripulações reduzidas, aumentando a exposição a cenários de LOC-I.